Conceitos relevantes para o projeto:
Podemos vincular o conceito de
leitura ao processo de literacia, numa compreensão mais ampla do
processo de aquisição das capacidades de leitura e escrita e principalmente da
prática social destas capacidades. Deste modo, a leitura nos insere em um mundo
mais vasto, de conhecimentos e significados, nos habilitando inclusive a
decifrá-lo; daí a noção tão difundida de leitura
do mundo. Ampliar a noção e o hábito de leitura acentua a visão de mundo em âmbitos
culturais e intelectuais. Para o bibliófilo José Mindlin, "é fundamental facilitar o
acesso das pessoas a livros" a fim de que se habituem à leitura -
independente do gênero e da idade. O importante, lembra ele, é que se crie o
hábito.[1]
A escrita deve
ter um sentido para quem lê, pois saber ler não pode ser representar apenas
a decodificação de signos, de símbolos. Ler é muito mais que isso; é um
movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se
adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja, quando sai do simplismo da
decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de
diversas formas apresentáveis e que possibilitam uma percepção do mundo.
Segundo Fany Abramovich e Carla Alexandre, é através
da leitura que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos
de agir e de ser, de outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História,
Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, etc.
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